quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Avaliação

A avaliação deverá ser integral, sistemática e contínua "tendo por objectivo não só os produtos mas também os processos."

A avaliação será:
  • diagnóstica,
  • assumirá uma dimensão formativa (permitindo a adaptação à dinâmica da turma e dos diferentes ritmos de aprendizagem dos alunos, tendo em conta os seus aspectos cognitivo, afectivo e psicossocial, nomeadamente:
  • atenção, interesse e empenho demonstrado nas aulas,
  • empenho nas tarefas extracurriculares e capacidade para suprir dificuldades,
  • assiduidade,
  • pontualidade,
  • nível de iniciativa e criatividade,
  • autonomia e responsabilidade no desempenho das tarefas escolares e extracurriculares,
  • capacidade de trabalhar em grupo,
  • capacidade de compreensão oral e escrita,
  • capacidade de pesquisa, selecção e organização de informação e conhecimentos,
  • capacidade de auto e hetero-avaliação.

No final de cada módulo:

  • Avaliação sumativa.

A avaliação final deve conjugar os diversos desempenhos do aluno ao longo do módulo, nomeadamente:

  • Trabalhos práticos desenvolvidos,
  • global interesse e colaboração.

A avaliação deve consagrar actividades de recuperação...

Sem comentários:

Enviar um comentário